[Quinn Dunki] é incrível computador baseado em 6502 é ideal, e ela tomou uma decisão é hora de adicionar um dos recursos mais cruciais encontrados nos anos 80 Microcomputadores ela é inspirada por – gamepads.
Havia duas maneiras de implementar gamepads de volta nos anos 80. Os joysticks analógicos da Apple II usaram um potenciômetro para cada eixo do joystick junto com um chip de 556 temporizador para converter a resistência de uma panela em um valor digital. Controles analógicos são incríveis, mas muito hardware é necessário. A outra opção é o joystick Atari / Commodore que usa botões para cada direção. Surpreendentemente, esses joysticks estão desordenadamente caros no mercado vintage, mas uma configuração de hardware semelhante – nes gamepads – são comuns, sujeira baratos e muito bem documentados.
[Quinn] escreveu alguns bits de 6502 montagem para ler esses controladores da Nintendo com o 6522 da Veronica por meio de com a ajuda de um atmega168, e então tudo foi a porcaria.
Ao testar sua configuração, ela descobriu que muitas vezes a linha de dados do controlador estaria fora de sincronia com a linha de clock. Por quatro meses, [Quinn] lutou com este problema e surgiu com um dos dois possíveis problemas: seu circuito era ruim, ou o chip 6522 em Veronica era ruim. Você pode adivinhar qual opção está correta, mas você provavelmente estará errado.
O problema [acabou por ser] o 6522. Acontece que este chip tem um bug quando ele é usado com um relógio externo. Em 40 anos de produção, isso não foi corrigido, mas felizmente 6502 Wizard [Garth Wilson] tem uma opção para este problema: apenas adicione um flip-flop e tudo o kosher. Se apenas este bug fosse apontado nas datasheets atuais …
Agora a Verônica possui duas entradas de controlador NES e o circuito necessário para fazer tudo funcionar. Evidência de vídeo abaixo.