ansioso para obter mais fundo em robótica depois de mergulhar meu dedo na água com meu droid BB-8, eu comprei um modelo de framboesa 3 B. O primeiro passo foi se conectar para isso. Mas enquanto ele se integra 802.11n sem fio, primeiro não tive um ponto de acesso sem fio, embora eventualmente conseguisse um. Isso indicai que passei por diferentes maneiras de encontrá-lo e conectar-se a ele com o meu computador desktop. Definitivamente, existem outros que procuram fazer o mesmo, então vamos dar uma olhada nos encantamentos secretos usados para conectar um PI a um computador diretamente e indiretamente.
Por que se conectar ao PI do meu computador desktop? Afinal, há pequenos monitores e teclados que os hackers freqüentemente usam para fazer laptops PI e comprimidos PI. Como eu ia estar incorporando o PI em vários robôs, não vi necessidade de comprar um monitor e teclado separado para ele, mas eu parecia um pouco para fazê-lo.
O monitor do meu desktop usa um conector VGA, mas o adaptador VGA-to-HDMI que recebi junto com o PI não funcionou. Além disso, o antigo keytronic keytronic do meu desktop usa um conector PS / 2 para que também não fosse utilizável. Embora os adaptadores PS / 2-para-USB existam, minha pesquisa mostrou que eu precisaria do que tem smarts usb, já que meu teclado predata USB e não tem tal eletrônica própria. (Mas tem chaves táteis doces e profundas!) Meu pi permaneceria sem cabeça, e eu o programará conectando-o do meu computador desktop.
Conectando diretamente por meio de cabo Ethernet
Meu modem em casa também era antigo, não sem fio. Também tinha apenas uma porta Ethernet. Isso indicava que eu poderia conectar meu computador desktop ao modem ou ao PI de framboesa, mas não ao mesmo tempo. Então, em unboxing o PI, a única maneira de conectá-lo ao meu computador foi desligar o cabo Ethernet do modem e conectá-lo ao PI em vez disso. Isso indicava nenhum acesso à Internet enquanto trabalhava com o PI, dificilmente ideal, mas bom o suficiente para ver se o PI funcionou em tudo.
Mas para o meu computador fala com o PI, eu precisava do endereço IP do PI. Para aqueles que não estão familiarizados com endereços IP, eles consistem em 4 números variando de 0 a 255 separados por pontos. Por exemplo:
169.254.95.208.
É realmente um número de 32 bits, mas é escrito dessa maneira para legibilidade.
Network and Sharing Center no Windows
Endereço IP e máscara de sub-rede
Indo para o painel de controle do Windows na minha área de trabalho e, em seguida, o centro de rede e compartilhamento, eu podia ver que uma rede agora existia.
Clicar no status da exibição e indo mais fundo, encontrei algumas informações benéficas. O primeiro foi o endereço IP do computador desktop, 169.254.95.208. O IPv4 me diz que está usando a versão do Protocolo da Internet 4. Os endereços IP no IPv6 diferem, pelo menos, que são quatro vezes mais longo.
Além disso, a presença da máscara de sub-rede IPv4, 255.255.0.0 me disse que uma sub-rede, ou sub-rede, foi formada entre as duas máquinas. Uma sub-rede é um grupo de máquinas que compõem uma rede menor que pode ou não fazer parte de uma maior. Seus endereços IP começam com os mesmos valores binários, embora apenas quantos bits no começo eles têm em comum varia. Como você sabe quais bits são comuns?
Usando a máscara de sub-rede
É aí que entra a máscara de sub-rede. Para descobrir quais bits, pegue a máscara de sub-rede e faça um bit a bit e com o endereço IP de um fabricante nessa sub-rede. À medida que o diagrama mostra, o resultado no meu caso foi 169.254.0.0, indicando que o endereço IP do PI deve começar com 169.254. Outra maneira de escrever a máscara da sub-rede está na notação da CIDR. Na notação CIDR, o endereço IP é seguido por um / e depois o número de bits compartilhados. Neste caso, seria 169.254.0.0/16. Os dois últimos números são zeros, mas eles não precisam estar considerando que o 16 lhe diz o que manter. Esta notação do CIDR virá acolhida em breve.
Embora o 169.254 fosse compartilhado, que ainda deixou combinações possíveis de 65.536 (256 × 256) para os dois números restantes. Para digitalizar a rede, passando por todas as combinações possíveis de números, usei nmap, para download de nmap.org.
Resultados de varredura ‘nmap -sn’
Como mostrado no instantâneo, eu corri em uma janela Cygwin embora haja versões da GUI disponíveis também. Eu usei a seguinte linha de comando.
nmap -sn 169.254.0.0/16.
Observe que a máscara de sub-rede é dada usando a notação do CIDR. A seção sobre o PI de framboesa que você vê no snapshot apareceu após cerca de 10 minutos, indicando que levou tanto tempo para digitalizar de 169.254.0.0 para 169.254.37.77, o endereço IP do PI. Mesmo que seja isso que eu estava procurando, eu deixei ir de qualquer maneira e a varredura completa levou pouco mais de quarenta e quatro minutos. Durante esse tempo, também encontrou meu computador desktop, o host do qual estava fazendo a varredura. Teve o endereço IP do PI foi 169.254.255.255, então teria levado o total de quarenta e quatro minutos antes de encontrá-lo.
O endereço IP do PI continuou a ser 169.254.37.77 entre os desligamentos e, portanto, a digitalização não foi necessária novamente.
Começando um terminal e VNC DesktopPutty para terminal ssh
Desktop vnc.
Agora que eu tinha conectado, precisei de um terminal com uma concha segura (SSH) no PI no computador desktop. Configurando o terminal era simplesmente uma questão de baixar o popular programa de putty e executá-lo. Na seção de sessão, preenchi o endereço IP do PI, a porta 22 e garantia que o SSH tenha sido selecionado. Que abriu uma janela de terminal com um prompt de login. O nome de usuário padrão é PI e a senha é framboesa. Claro que a primeira coisa que fiz foi executado o utilitário Passwd para alterar a senha.
Como alternativa, você pode obter um terminal gráfico em vez disso usando o VNC. Esta é uma área de trabalho gráfica que é executada em uma janela em seu computador desktop, mas é realmente um terminal no PI.
Conectando por meio de Ethernet usando um roteador sem fio
Não demorou muito depois de obter o meu PI que tomei uma decisão de mudar para um combo de modem de roteador sem fio / fibra. Como bônus, essa atualização também inclui várias portas Ethernet. Eu configurei meu computador desktop para usar sem fio, mas eu não poderia fazer o mesmo para o PI ainda. Eu tive que fazer alguma configuração no PI para configurar o wireless, e então eu tive que se conectar usando o Ethernet primeiro.
Informações de rede do roteador em um navegador
Conectando-se ao roteador com Ethernet foi muito mais fácil do que o método de conexão direta coberto acima considerando que nenhuma digitalização estava envolvida. Uma vez que eu conectei o PI usando um cabo Ethernet, basta trazer um navegador no computador da área de trabalho e digitamos o endereço IP do roteador na barra de URL do navegador na parte superior. Este é um endereço como 192.168.1.1 ou 192.168.2.1, mas com http: // na frente dele, embora alguns navegadores não precisem do http: //. Verifique seu manual de roteador / modem.
O que você vê depende do seu modem, mas o meu exibiu um gráfico de rede na parte inferior com o endereço IP do PI, 192.168.2.14. Com isso, pude trazer um terminal usando massa conforme descrito acima.
Se você quiser permanecer usando Ethernet entre seu PI e o modem, então você terminará. Mas eu queria ficar sem fio para que meus robôs pudessem passear sem um cabo Ethernet à direita. Agora que eu tinha um terminal para o PI eu poderia ir para o próximo passo.
Conectando sem fio
O modelo de framboesa PI 3 B tem wireless embutir, mas se você tiver uma versão sem sem fio, então você também pode obter um dongle sem fio que se conecta a uma das portas USB do PI. Antes que você possa se conectar ao PI sem fio sem fio, você ainda precisará se conectar a ele usando um dos métodos acima primeiro e fazer alguma configuração no PI.
Eu trouxe um terminal e logado como descrito acima. Eu precisava colocar meu nome de rede sem fio e senha de rede no arquivo de configuração /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf. Mas por razões de segurança, não queria que a senha esteja em texto simples.
Usando wpa_passphrase e edição wpa_supplicant.conf
Editando wpa_supplicant.conf.
Então eu corri wpa_passwords “bobsnetname” “bobsnetpassword” e destacou a saída, que neste terminal, copia o texto realçado para a área de transferência. “BobsnetName” e “BobsnetPassword” estão ficando fictícios.
Eu então editei /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf e colado da área de transferência clicando com o botão direito do mouse. O texto colado ainda incluiu uma linha com a senha em texto claro. Foi comentado, mas, no entanto, visível, então eu deletei.
Depois de salvar e sair do editor, desconectei o cabo Ethernet. Um programa em execução chamado WPA-Supplicante deve ter demorado apenas alguns segundos após o texto foi alterado para perceber e obter a conexão sem fio. E depois depois de esperar alguns segundos, eu corri ping google.com. Funcionou. O PI estava conectado sem fio.
Se não tivesse sido então eu poderia ter reiniciado manualmente correndo o sudo wpa_cli reconfigure. Isso também informa o nome da interface, WLAN0 no meu caso.
Correndo ‘IFCONFIG WLAN0’
Para testá-lo adicionalmente, e para obter o endereço IP do PI, eu corri Ifconfig WLAN0 e procurei o endereço IP ao lado do Addr inet. Foi lá e com isso eu poderia me conectar ao PI e começar a programar robôs.
Essas eram minhas experiências em conectar-se ao meu pi de framboesa, mas sabemos que há muitos usuários de Raspberry PI em Hackaday. Quais métodos você usou, quais armadilhas você encontrou e quais idéias você tem para sair deles? Deixe-nos saber nos comentários para que os outros não sejam neles também.